quarta-feira, 20 de outubro de 2010

Produção bibliográfica

Trabalhos concluídos de pós-graduação strictu sensu
Ferreira, F. O. (2010). Transtornos de aprendizagem de matemática: mecanismos cognitivos subjacentes. Belo Horizonte: Programa de Pós-graduação em Saúde da Criança e do Adolescente. UFMG. Tese de doutorado não publicada. Orientador: Vitor Geraldi Haase.

Moura, R. J. (2010). Investigação psicométrica de uma tarefa de transcodificação numérica em crianças com dificuldade de aprendizagem da matemática. Belo Horizonte: Programa de Pós-graduação em saúde da criança e do adolescente, UFMG. Dissertação de mestrado não publicada. Orientador: Vitor Geraldi Haase


Capitulos de livros publicados

Ferreira, F. O. & Haase, V. G. (2010). Discalculia do desenvolvimento e cognição matemática: aspectos neuropsicológicos. In L. H. L. R. do Valle, F. Assumpção Jr., R. Wajinsztejn & L. F. Malloy-Diniz (Orgs.) Aprendizagem na atualidade. Neuropsicologia e desenvolvimento na inclusão (pp. 119-127). Ribeirão Preto: Novo Conceito.

Haase, V. G., Wood, G. & Willmes, K. (2010). Matemática. In Malloy-Diniz, L. F., D. Fuentes, D., P. Mattos & N. Abreu (Orgs.) Avaliação neuropsicológica (pp. 123-132). Porto Alegre: ARTMED.

Moura, R. J. & Haase, V. G. (2010). Transtorno não-verbal de aprendizagem: aspectos neuropsicológicos. In L. H. L. R. do Valle, F. Assumpção Jr., R. Wajinsztejn & L. F. Malloy-Diniz (Orgs.) Aprendizagem na atualidade. Neuropsicologia e desenvolvimento na inclusão (pp. 91-96). Ribeirão Preto: Novo Conceito.


Trabalhos completos em anais de eventos

Bravo, R.B.; Haase, V.G. (2009). Sintomas e déficits neuropsicológicos associados ao TDAH em crianças com dificuldades de aprendizagem matemática. IV Encontro de Educação Matemática de Ouro Preto: Tendências da Educação Matemática e Prática Docente, 804 – 824. Editora UFOP. ISBN: 978-85-288-0259-7.

Ferreira, F.O.; Haase, V.G. (2009). Prevalência da discalculia do desenvolvimento em crianças em idade escolar: triagem populacional e caracterização dos aspectos cognitivos. IV Encontro de Educação Matemática de Ouro Preto: Tendências da Educação Matemática e Prática Docente, 728 – 762. Editora UFOP. ISBN: 978-85-288-0259-7.

Geo, L.A.; Costa, D.S.; Ferreira, F.O.; Haase, V.G. (2009). Neuropsicologia da Síndrome de Turner e sua relação com a discalculia do desenvolvimento: implicações educacionais. IV Encontro de Educação Matemática de Ouro Preto: Tendências da Educação Matemática e Prática Docente, 570 – 592. Editora UFOP. ISBN: 978-85-288-0259-7.

Haase, V.G.; Ferreira, F.O. (2009). Neurociência Cognitiva e Educação Matemática. IV Encontro de Educação Matemática de Ouro Preto: Tendências da Educação Matemática e Prática Docente, 540 – 569. Editora UFOP. ISBN: 978-85-288-0259-7.

Mata, F.G.; Silva, J.B.; Ferreira, F.O.; Haase, V.G. (2009) Cognição Matemática: Estudos de dois casos clínicos, 297 – 319. IV Encontro de Educação Matemática de Ouro Preto: Tendências da Educação Matemática e Prática Docente: 540 – 569. Editora UFOP. ISBN: 978-85-288-0259-7.

Viana, V.N.; Souza, J.R.; Ferreira, F.O.; Haase. V.G. (2009). Estratégias de estimulação e reabilitação para crianças com discalculia do desenvolvimento. IV Encontro de Educação Matemática de Ouro Preto: Tendências da Educação Matemática e Prática Docente, 88 – 114. Editora UFOP. ISBN: 978-85-288-0259-7.


Resumos publicados

BRAVO, R. B., SILVA, J. B. L., MOURA, R. J., OLIVEIRA, L. F. S., FERREIRA, F. O., CHAGAS, P. P., HAASE, V. G. Ocorrência do Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade em Crianças com Dificuldade de Aprendizagem da Matemática In: 6º Congresso Brasileiro de Cérebro Comportamento e Emoções, 2010, Gramado. Anais do 6º Congresso Brasileiro de Cérebro Comportamento e Emoções.

COSTA, D. S., MOURA, R. J., CHAGAS, P. P., FERREIRA, F. O., HAASE, V. G. Teste de Desempenho Escolar: Diferenças Normativas entre os ensinos na rede pública e privada de Belo Horizonte In: IV Simpósio de Neurociências da UFMG, 2010, Belo Horizonte. Revista Médica de Minas Gerais - Anais do IV SImpósio de Neurociências da UFMG. Belo Horizonte: , 2010. v.20. p.121 - 121.

Haase, V. G. (2010). O papel das representações simbólicas e não-simbólicas de numerosidade na discalculia do desenvolvimento. Anais da I Reunião Anual do Instituto Brasileiro de Neuropsicologia e Comportamento (IBNEC, p. 185). Rio de Janeiro: IBNEC (http://www.ibnec.org/anais.pdf).

Haase, V. G. (2010). Neurociência e educação: a aritmética como exemplo. Anais do IV Simpósio de Neurociências da UFMG. Neurociências: Desafios sem fronteiras. Revisa Médica de Minas Gerais, 20, S1, p. 29.

MOURA, R. J., COSTA, D. S., HAASE, V. G. Análise Psicométrica de Uma Tarefa de Transcodificação Numérica In: 6º Congresso Brasileiro de Cérebro, Comportamento e Emoções, 2010, Gramado. Anais do 6º Congresso Brasileiro de Cérebro, Comportamento e Emoções.

MOURA, R. J., SILVA, J. B. L., CHAGAS, P. P., FERREIRA, F. O., HAASE, V. G. Transcodificação Numérica em crianças com dificuldade de aprendizagem da matemática In: IV Simpósio de Neurociências da UFMG, 2010, Belo Horizonte. Revista Médica de Minas Gerais - Anais do IV SImpósio de Neurociências da UFMG. Belo Horizonte: , 2010. v.20. p.121 - 121


Apresentações em congressos

Carvalho, M. R. S. (2010). Discalculia do desenvolvimento. Participação em mesa-redonda. XXII Congresso Brasileiro de Genética Médica. Salvador: Sociedade Brasileira de Genética Médica.

COSTA, A. J., RANGEL, A. F. M., VIANA, V.N., FERREIRA, F. O., HAASE, V. G. Estudo comparativo entre crianças com bom desempenho escolar e crianças com dificuldades na aprendizagem da matemática em tarefas que avaliam habilidades somatosensoriais e somatomotoras In: 6º Congresso Brasileiro de Cérebro Comportamento e Emoções, 2010, Gramado. Anais do 6º Congresso Brasileiro de Cérebro Comportamento e Emoções.

COSTA, A. J., RANGEL, A. F. M., FERREIRA, F. O., HAASE, V. G. Habilidades somatosensoriais e somatomotoras predizem o desempenho matemático em criança? In: IV Simpósio de Neurociências da UFMG, 2010, Belo Horizonte. Revista Médica de Minas Gerais - Anais do IV SImpósio de Neurociências da UFMG. Belo Horizonte: , 2010. v.20. p.67  (Prêmio de melhor trabalho na área Neurociências e Educação)

Haase, V. G. (2010). O papel das representações simbólicas e não-simbólicas de numerosidade na discalculia do desenvolvimento. Conferência. I Reunião Anual do Instituto Brasileiro de Neuropsicologia e Comportamento (IBNEC). Rio de Janeiro: IBNEC (http://www.ibnec.org/reuniao.html).

Haase, V. G. (2010). O modelo da Organização Mundial da Saúde para avaliação da saúde, funcionalidade e incapacidade. Participação em mesa-redonda. XXII Congresso Brasileiro de Genética Médica. Salvador: Sociedade Brasileira de Genética Médica.

Haase, V. G. (2010). Neuropsicologia e educação. Participação em mesa-redonda. VI Congresso Brasileiro do Cérebro, Comportamento e Emoção. Gramado (http://www.cbcce.com.br/).

Haase, V. G. (2010). Neurociência e educação: a aritmética como exemplo. Participação em mesa-redonda. Simpósio de Neurociências da UFMG. Neurociências: Desafios sem fronteiras. Belo Horizonte: Programa de Pós-graduação em Neurociências, UFMG.