quarta-feira, 20 de outubro de 2010

Participação no projeto

Os participantes da população em geral são identificados através de um processo de triagem. Inicialmente é feito um contato nas escolas e são enviadas cartas-convite para participar do projeto. As famílias interessadas comparecem a uma reunião onde são explicados os objetivos do projeto, formas de participação e os possíveis participantes são esclarecidos quanto aos termos de participação e ao termo de consentimento livre e esclarecido (TCLE). Os pais e crianças e interessados assinam então o TCLE e participam na fase inicial de coleta de dados, a qual consiste da aplicação de três instrumentos de teste em grupos de cerca de 20 crianças. Os instrumentos de triagem usados são os subtestes de matemática e de escrita do TDE (Teste de Desempenho Escolar) e uma tarefa de transcodificação numérica. Os resultados dos testes são então levantados e é elaborado um pequeno relatório, o qual é enviado por escrito aos pais.

A seguir, os pais e crianças com desempenho em matemática no TDE inferior ao percentil 15 são convidados por escrito para participar da segunda fase. Também são convidadas crianças com desempenho normal para participarem como controles. Os pais e crianças que aceitam participar são então esclarecidos quanto aos passos envolvidos na etapa seguinte em uma entrevista individual, na qual, além da assinatura do segundo TCLE é realizada uma anamnese neuropsicológica e psicopatológica. A testagem individual com as crianças se prolonga por 2 a 3 sessões de aproximadamente uma hora. Terminada a avaliação é redigido um relatório e os resultados são devolvidos para as famílias, principalmente para as mães, em um entrevista. A coleta de sangue é realizada na segunda fase de coleta de dados.
As crianças e adolescentes portadores de síndrome de Turner e velocardiofacial têm sido encaminhadas pelos profissionais colaboradores do projeto.

Se você tem algum familiar com suspeita de discalculia ou de alguma das duas síndromes investigadas, por favor, entre em contato conosco através do telefone 31/34096295.